domingo, 28 de setembro de 2008

50 anos de Bossa Nova

A data é Abril de 1958. O local é o apartamento de Nara Leão em Copacabana (RJ).
De reuniões entre amigos surgiram os versos: “vai minha tristeza e diz a ela que sem ela não pode ser...”, “dia de luz, festa de sol e o barquinho a deslizar no macio azul do mar...”, dentre outros, que hoje 50 anos mais tarde ainda são reverenciados.
João Gilberto, João Donato, Tom Jobim, Vinicius de Moraes, Carlos Lyra e Ronaldo Bôscoli são alguns dos principais personagens desse movimento intitulado “Bossa Nova”.
Movimento esse que teve seu pontapé inicial em 1958 com o lançamento do disco “Canção do Amor Demais” com Elizeth Cardoso. Há quem diga que foi “Chega de Saudade” com João Gilberto em 1959. Dúvidas a parte, fica a certeza de que a nossa música nunca mais seria a mesma!
“Garota de Ipanema” (composta por Antônio Carlos Jobim e Vinicius de Moraes em 1962 e gravada mais de 170 vezes) mais tarde seria imortalizada na voz de Frank Sinatra como “The Girl From Ipanema” carimbando de uma vez por todas a Bossa Nova em terras estrangeiras, sendo aplaudida e reconhecida no mundo inteiro.

Como fã que sou dos dois e desse movimento que tanto admiro, não poderia deixar de dizer que hoje a Rede Globo nos presenteia com um maravilhoso especial do rei Roberto Carlos juntamente com Caetano Veloso cantando músicas do maestro Tom Jobim. Numa homenagem aos 50 anos da Bossa Nova gravada no Auditório Ibirapuera em São Paulo. Deleitem-se!!!

.
-----------------------------
.
Confiram minha poesia "Dogma"!
.

3 comentários:

Edna Federico disse...

Não consegui ver, muito tarde, mas tenho certeza que foi lindo!!!!
Beijo

Anônimo disse...

Parabéns Marco,o ambiente está bonito e lírico. Suavidade faz falta nesses dias de turbulência.

Fábio Elionar

Jonice disse...

Não deu pra ver. Acordo antes do sol, rsrsrs. Nascemos bem pertinho uma da outra a bossa nova e eu. Somos amigas íntimas e antigas. Sabe Marco, eu sempre digo que mesmo que eu não fosse brasileira, se tivesse tido uma oportunidade quase igual de conhecer a MPB ela seria minha predileta de qualquer forma. E olha que eu trabalho com música sedven days a week. Amor imenso pela nossa!

Beijos e bom fim de semana, querido :)