domingo, 27 de maio de 2007

(Hoje acordei "feliz"! Estado de espírito???)

"A felicidade não está em viver, mas em saber viver. Não vive mais o que vive, mas o que melhor vive, porque a vida não mede o tempo, mas o emprego que dele fazemos."





Houve um tempo em que minha janela se abria sobre uma cidade que parecia ser feita de giz. Perto da janela havia um pequeno jardim quase seco.
Era uma época de estiagem, de terra esfarelada, e o jardim parecia morto. Mas todas as manhãs vinha um pobre com um balde, e, em silêncio, ia atirando com a mão umas gotas de água sobre as plantas. Não era uma rega: era uma espécie de aspersão ritual, para que o jardim não morresse. E eu olhava para as plantas, para o homem, para as gotas de água que caíam de seus dedos magros e meu coração ficava completamente feliz.




Às vezes abro a janela e encontro o jasmineiro em flor. Outras vezes encontro nuvens espessas. Avisto crianças que vão para a escola. Pardais que pulam pelo muro. Gatos que abrem e fecham os olhos, sonhando com pardais. Borboletas brancas, duas a duas, como refletidas no espelho do ar. Marimbondos que sempre me parecem personagens de Lope de Vega. Ás vezes, um galo canta. Às vezes, um avião passa. Tudo está certo, no seu lugar, cumprindo o seu destino. E eu me sinto completamente feliz.




Mas, quando falo dessas pequenas felicidades certas, que estão diante de cada janela, uns dizem que essas coisas não existem, outros que só existem diante das minhas janelas, e outros, finalmente, que é preciso aprender a olhar, para poder vê-las assim.




"A arte de ser feliz", Cecília Meireles

13 comentários:

Eärwen disse...

Lindo simplesmente! Gosto muito de Celília Meireles, tua escolha foi muito feliz! Também pudera, hoje é domingo, início da semana e ainda bem que estás "feliz" !!!!!!!

Deixo-te pérolas incandescentes de sentimento feliz.

Eärwen
27.05.07

Menina do Rio disse...

Felicidade são pequeninas coisas, as vezes tão simples que não notamos e deixamos de viver pq estamos preocupados naquilo que é evidente e nem sempre nos satisfaz...

beijinhos

Anônimo disse...

Simples é viver, né?

O sábado foi mais do que demais, pelo jeito, hum? rsrs

Feliz por vc estar feliz!!
Que seja assim todo dia.

Beijo

Carmim disse...

Quando se acordo com essa sensação de felicidade os dias parecem mais simples, belos e brilhantes.
Parece que ser feliz não é difícil, nós é que temos a mania de complicar tudo. Coisa de gente doida, rs!!
A felicidade pode ser uma aprendizagem, e quem aprende a ser feliz, descobre que não existe nada que se compare a esse estado de alma.
Talvez as lições não sejam fáceis, mas como se diz por cá "Tritezas não pagam dívidas".

Beijinhos, e seja sempre feliz. =)

Juℓi Ribeiro disse...

Marco:

Linda poesia!
Um encanto!
Cecília Meireles
é maravilhosa
e você tem muito
bom gosto.

"é preciso olhar
com os olhos
do coração..."
e quem sabe
assim conseguiremos
ver estas
pequenas felicidades
que nos encantam,
através de nossa janela?
Um abraço carinhoso.*Juli*

Dri disse...

lalalalalaraaaaaaaaaaaaa...eu sei pq vc tá feliz asssimmmmmmmmmmmmmmm!!!!!!!

E eu mais feliz por vc!!!! (dificil né)...rsss

Te amosssssssssssss!!!! O ¨s¨ tem motivos..rssss

Jac C. disse...

Boa noite, Marco!
Fico impressionada com o vasto conhecimento literário que apresenta aqui.
Seu gosto musical tb é bem refinado e eclético.
Será que acertei nas características que percebi?
Uma boa semana de vida e trab a vc, ok?

ascka disse...

e como é difícil aprender a ver...

Clementine disse...

Olá! Obigada pela visita e comentário ao meu blog http://caraqueteres.blogspot.com/ O melhor mesmo é ver pela janela: visão mais lúcida e compenetrada! Abraço.

Amèlie disse...

A arte de ser feliz não deixa de ser a arte de sorrir cada vez que o mundo diz: NÃO!

Beijos!

Anônimo disse...

Sempre bom começar a semana com um texto tão belo sobre a felicidade.
Beijos querido!

Anônimo disse...

Lindo isso

Espero que não fique com esta felicidade so no domingo...mas q ela va aumentando durante a semana

bjo

Sayô disse...

a felicidade chegou em mim,
qdo encontrei meu equilibrio espiritual.
pra mim ela esta completamente relacionada à isso.
beijos em vc